domingo, 6 de maio de 2012

Morro da Gloria – Por que este abandono?

 Morro da Gloria – Por que este abandono?

Hoje Domingão dia de passear pela cidade, e vamos hoje a um dos maiores e melhores pontos turísticos da cidade. Uma breve descrição.

“Com 126 metros de altura, o Morro da Gloria é o ponto mais alto de Laguna, onde se pode avistar todo o Centro Histórico, bairros, praias e lagoas.
O acesso é fácil. A estrada que leva aquele local é toda pavimentada com asfalto e lajotas.
Importante ponto turístico e local de fé. La esta edificada a imagem de Nossa Senhora da Gloria, idealizada pelo saudoso Padre Gregório Warmeling, e construída em 1953 pelo casal alemão Alfredo Staege e Elisa Faccio Staege.
O monumento possui 14 metros de altura. A imagem tem oito metros, o pedestal quatro, e as nuvens em gesso branco dois metros. A distancia entre braços abertos é de 4,80m. Muitos fieis que alcançam graça, fixa placas de agradecimento aos pés da imagem.”

É, caros leitores, como o texto menciona “... O  acesso é fácil. A estrada que leva aquele local é toda pavimentada com asfalto e lajotas.” Quem saiba isso ocorreu lá em 2000 quando esse livro foi escrito, por que atualmente esta abandonado, a estrada é de má qualidade, lixo espalhado pela via publica, e o mas importante, cadê a segurança do local?
Atualmente tem uma guarita no local feita pelo Sr Rodolfo, proprietário do estabelecimento, segundo o mesmo ela nunca foi utilizada, pois o Sr. Prefeito não quis, pois ele esteve varias vezes conversando com ele, e só afirmava que iria mandar e esta ate hoje sem uso.
Mas o do por que tanto descaso com os pontos turísticos de Laguna? Afinal, Laguna não vive do turismo? O que esta acontecendo com a nossa amada Laguna?

Fonte: Livro Tópicos da Laguna - Administração 1997/2000
Guarita - Nunca usada, desde que foi costruida pelo dono do restaurante.


Qual a impressão que se passa para o turista? Cidade Suja? Cidade sem administração?

E o que dizer da Nossa Senhora da Gloria? A quanto tempo ela já não tem a aparência de limpa?

j

E aqui estão as estradas de acesso.
Aqui é a estrada Sem Saída do Hospital. Ate hoje sabemos por que realmente aquela estrada não tem saída.

Uma estrada que foi aberta para rodear a nossa senhora da Gloria, hoje é somente mato.


Apesar de todo os problemas, esse é o visual que temos do alto do morro da Glória.

0 comentários:

Postar um comentário